Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Assessoria Financeira: por que é tão necessária?

Postado por em 28/08/2013

Sua turma decidiu iniciar o Fundo de Formatura. É aí que começam as grandes decisões. Em um primeiro momento, vocês até podem achar que é mais fácil e barato abrir uma conta em um banco e começar a juntar o dinheiro. Mas o que a princípio parece simples, pode se tornar uma grande dor de cabeça e perda de tempo.

Vou te contar uma breve história pela qual passei. Minha turma era muito pequena e nem todos tínhamos recursos para pagar uma Festa de Formatura. Assim, logo no segundo período, decidimos ir juntando dinheiro em uma conta poupança, para somente depois, já com um montante em mãos, buscarmos uma empresa. No início, abrimos uma conta no nome das três pessoas que integravam a Comissão de Formatura. Parecia tudo ótimo. Pagaríamos a taxa do banco e a tesoureira recolheria o dinheiro todos os meses e depositaria na conta. Mas logo no segundo mês, os problemas começaram.

Controlar quem pagou ou não era simples, mas cobrar de quem não havia quitado a parcela mensal, essa sim era uma tarefa difícil. Pior ainda, como cobrar os juros pelo atraso se não estávamos por dentro do mercado financeiro? O resultado era o início de problemas no relacionamento da comissão com os colegas (e ainda estávamos no início da faculdade!). E outros problemas foram surgindo, como quando um colega resolvia sair do Fundo de Formatura.

Nossa façanha durou, no máximo, cinco meses. Depois disso, a turma decidiu retirar todo o dinheiro, devolver a parte de cada um, encerrar a conta, e, finalmente, buscar uma empresa para gerir nosso Fundo de Formatura – escolha que deveria ter sido feita desde o início.

Se eu pudesse voltar no tempo, com o que aprendi da experiência vivenciada, já buscaria logo de cara uma empresa responsável, que cuidasse do nosso dinheiro, fizesse a cobrança dos inadimplentes, além de preocupar-se com todos os trâmites legais que envolvem este serviço, como a declaração de Imposto de Renda do fundo – um dos itens que, na época, nem imaginávamos que era obrigatório.

Mas, vale ressaltar, que não é qualquer empresa do mercado que é confiável e que vai ser responsável com seu dinheiro. Uma etapa importante da sua decisão por qual empresa de formatura escolher é conversar com quem já foi cliente. Pergunte como era tratado o dinheiro, se tinha uma conta bancária exclusiva e se a movimentação era sempre feita somente a partir de autorização da comissão.

A Phormar possui um serviço de Assessoria Financeira que é completo, seguro e confiável. Venha conversar com a gente e entenda como seu dinheiro será tratado.