Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Baile de formatura deve ser aproveitado, mas com moderação

Postado por em 14/02/2014

Depois de noites em claros, provas e muita dedicação, os formandos esperam pelo grande momento: a formatura. O baile de gala é uma das ocasiões mais marcantes, onde os novos profissionais selam aquela etapa. Entretanto, é preciso seguir algumas regras de etiqueta para não fazer feio durante o evento. Pensando nisso, a Phormar conversou com a professora universitária de moda, Fabiana Ballesteros.

Segundo a especialista, apesar de ser uma festa, o formando deve aproveitar com moderação, para que ele não invada o espaço alheio. “Na realidade, podemos tudo, porém, não devemos fazer tudo o que desejamos. Nossa liberdade de ser ou fazer termina quando começamos a incomodar a liberdade do outro”, destaca.

Além disso, Fabiana afirma que “os formandos devem ter o cuidado de verificar as mesas reservadas com os devidos lugares, repassando o número de convidados no momento em que chegam ao recinto. É importante frisar que quem convida deve estar no local combinado pelo menos meia hora antes, para os ajustes formais, quando for preciso.”

Outra orientação é relativa aos presentes que, segundo a professora, o anfitrião que receber deve abrir e agradecer. “É comum que as pessoas convidadas presenteiem os formandos, com lembranças correspondentes ao curso escolhido.” Nesta situação, Fabiana alerta que o homenageado deve ficar atento aos pertences sobre a mesa. “Não é porque estão em uma festa de pessoas que entendemos como civilizadas que este tipo de coisa não possa acontecer. O correto seria possuir um guarda volumes em funcionamento. E, para finalizar, uma boa conduta é restringir o uso do celular, pois é extremamente desrespeitosa à falta de atenção para com os convidados”, pondera.

 

Bebidas

01022014-IMG_4921Além dessas regras, sempre tem aquele amigo que passa do limite na bebida, não é mesmo? Neste caso, Fabiana lembra que toda bebida alcoólica em excesso é sinal de problema. “A pessoa que se alcooliza além da conta geralmente perde a noção do bom senso e se transforma no terror da festa. Ela costumar dar muito trabalho aos amigos e garçons, isso sem contar com os seguranças, pois perdem o raciocínio lógico e ficam emocionais ou agressivos. A melhor coisa a ser feita é levá-lo em segurança para casa. E não permitam que dirijam até que o nível de álcool evapore do corpo”, enfatiza.

 

É o momento para se declarar?

Amor-amor-amor“Não vejo objeção a isto, pois com a emoção a flor da pele não teria melhor ocasião para se declarar. Assim como diz o poeta Drummond, amor é privilégio de maduros, é um ganho não previsto, que decifrado, nada mais existe.’ E eu digo, nunca devemos perder a chance de declarar nosso amor!”

 

 

Pode trocar salto pelo chinelo?

83055_w640_h640_chineloDe acordo com Fabiana, esse ato muito comum em formaturas pode atrapalhar o visual das meninas, que passam horas se arrumando. “Particularmente não gosto da troca de sandália. Mas, não é uma prática proibida. Geralmente as Cinderelas trocam sua ‘carruagem’ por ‘aboboras’, por volta das duas da manhã, quando o DJ toca aquelas músicas do universo infantil, anunciando o fim da festa”, brinca.

 

Trajes

traje-black-tieAlgumas pessoas ficam em dúvida sobre qual roupa usar nesta ocasião, mas a professora explica que para as mulheres, vestidos longos ou curtos sofisticados, com bordados e tecidos nobres como: tafetás de seda, shantungs e georgetes. “Saltos altos são primordiais, assim como uma bela maquiagem. Jóias ou brincos de design fino em pedras, carteiras estilosas, seja de tecido nobre ou metal e grandes encharpes de musseline. E não se preocupem em combinar os acessórios.”

Fabiana também esclarece que os vestidos curtos estão liberados, desde que sejam sofisticados, mas não podem ser curtíssimos. “É o momento dos decotes profundos e transparências. Cuidado somente com os efeitos em demasia, como franzidos, babados e balonês. A dica para não errar é contratar uma assessoria de estilo para este acontecimento.” Já os homens devem trajar smoking. “Camisa branca de preguinhas, gravata borboleta e faixa preta. O sapato liso de verniz ou preto de amarrar também são indicados.”