Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Destino: Tiradentes

Postado por em 25/04/2013

Cidade mineira deixa de ser mero destino histórico e vira polo cultural

Um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, Tiradentes, no Campo das Vertentes de Minas Gerais, vem deixando de ser somente um destino histórico e tem se tornado um verdadeiro polo cultural. A Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia provam isso. O primeiro, realizado na primeira quinzena de janeiro, oferece sessões gratuitas de filmes em tendas e cinemas montados nas praças da cidade, além de oficinas. Já o festival gastronômico, em agosto, reúne grandes chefs, que se espalham nos diversos restaurantes e fazem da cidade uma boa mistura para os olhos e para a boca.

Mas os passeios tradicionais ainda atraem muitos turistas para a cidade de cerca de sete mil habitantes, emoldurada pela Serra de São José, com montanhas típicas de Minas Gerais. A viagem de Maria Fumaça até São João del Rei continua encantando os visitantes. São 13 quilômetros, percorridos em cerca de 35 minutos. A O turismo em Tiradentes é mantido graças ao grande interesse pelo conjunto arquitetônico colonial quase inalterado do município. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O turismo de aventuras e o ecoturismo também são fortes em Tiradentes. São recomendados o trekking, os passeios de jipe, as visita às cachoeiras, o montanhismo, o rapel e as cavalgadas, que contemplam antigas trilhas percorridas desde o século XVIII por tropeiros, moradores e comerciantes da região. Há empresas que oferecem ainda o turismo pedagógico, que usa a experiência turística para alcançar finalidades didáticas com estudantes.

A rede hoteleira de Tiradentes conta com mais de 130 hotéis e pousadas. Há ainda dezenas de restaurantes com a comida tradicional mineira e também com culinária internacional. No passeio pela cidade, os turistas costumam visitar as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e a Matriz de Santo Antônio, os ateliês que se espalham pelas ruas Direita e da Câmara, além do Chafariz de São José e do Museu Padre Toledo.