Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Ibitipoca: a dois passos do paraíso

Postado por em 25/02/2014

Com população de aproximadamente 550 mil habitantes, Juiz de Fora está cada vez mais acostumada com as dores e as delícias de ser uma grande cidade mineira, com seus altos prédios, ruas movimentadas e pessoas apressadas. No entanto, uma pausa nessa rotina pode ser um convite irresistível. É o que oferece o vilarejo de Conceição do Ibitipoca, localizado a cerca de 95 km do município.

Durante o dia, a melhor programação é aproveitar a exuberante natureza no Parque Estadual, instalado a 3 km da vila. Próximo à entrada, o circuito das águas garante o contato com lagos e cachoeiras. Porém, quem tiver disposição pode se aventurar a percorrer outras trilhas e conhecer grutas, rios, mirantes, vegetação e paisagens incríveis. Uma das mais famosas é a trilha que leva à Janela do Céu, local onde se contempla a natureza do alto de uma enorme queda d’água. O percurso inclui o ponto mais alto do parque, o Pico da Lombada, com 1784 m de altitude, e vista para um verdadeiro mar de montanhas. Na volta, ainda é possível apreciar um belo pôr do sol.

À noite, a melhor opção é frequentar um dos bares instalados em Conceição do Ibitipoca. Conectados com a característica histórica da vila, fundada em 1764, e a ligação com a natureza, muitos deles possuem decoração rústica e valorização do estilo hippie. Para deixar o clima ainda mais agradável, as casas oferecem som ambiente ou música ao vivo, que embalam o público com pop rock, jazz, reggae, blues, forró e MPB, como no restaurante Ibitilua, localizado no centro, ou no alternativo Bar do Firma, que possui a famosa pinga com mel, que desce do teto para ser servida.

Em algumas datas do ano, o clima pacato dá vez a grandes eventos, que reforçam a cultura local e exibem a saudável relação entre natureza e esporte. Em julho, o Ibitipoca Jazz Festival e o torneio de trekking, mountain run e mountain bike, Desafio da Serra, movimentam o vilarejo. Já em agosto, o festival Ibitipoca Blues e o rally Ibitipoca Off Road atraem um grande número de pessoas.

Entre um programa e outro, vale observar a simpática arquitetura da Igreja Matriz, experimentar o pão de canela e fazer compras nas lojas de artesanato. Para descansar, o turista pode optar pela área de camping disponível no parque ou o conforto de chalés e pousadas no arraial.

Para aquelas pessoas que querem aproveitar um feriado ou um fim de semana para renovar as energias, Ibitipoca é o lugar ideal. Após uma viagem a este paraíso, retornar a Juiz de Fora dará uma sensação de fôlego renovado.