Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

O estágio como complemento da formação acadêmica

Postado por em 25/03/2014

Fazer estágio! Quantos alunos não esperam por este momento ao iniciar sua faculdade! Dar um passo além dos livros e da rotina da sala de aula e “colocar a mão na massa”. A hora mais aguardada pelo estudante é também a mais significativa para o início de sua formação acadêmica, pois é o momento de conciliar a teoria com a prática e aprender um pouco mais sobre a rotina profissional, que logo terá início.

A importância do estágio na vida acadêmica de um universitário é ser a peça fundamental para testar suas habilidades, além de desenvolver o conhecimento do aluno dentro do mercado de trabalho. Interligado a sala de aula, as palestras, as teorias e os seminários, o estágio será a base para novos conhecimentos, planos e experiências para o aluno começar uma vida profissional de sucesso.

Em alguns cursos o estágio é obrigatório, entre eles: Medicina, Odontologia, Direito, Administração e Economia. Em geral, os cursos superiores que exigem a obrigatoriedade do estágio auxiliam o aluno em uma importante etapa de sua vida, que é o desafio de encarar novos riscos, erros e acertos da profissão desejada. Já em outros cursos superiores, entre eles os de graduação tecnológica, o estágio não é obrigatório.

A fisioterapeuta Thalita Aguiar, que fez estágio durante a graduação, destaca que isso foi essencial para sua formação acadêmica. “A rotina com o paciente e o acompanhamento de cada caso, além de tudo o que foi aprendido em sala de aula, foi fator decisivo para eu ser uma profissional competente na minha área. Além disso, o estágio trouxe novas experiências e novos contatos profissionais”.

Mas, e quem ainda não passou pelo estágio? O aluno do 1º período de Medicina, João Paulo Mauler, espera que o estágio contribua para sua vida profissional, deixando-o apto a exercer sua profissão com excelência. “Espero que seja o primeiro contato com a profissão e que eu possa aprender um pouco mais na prática aquilo que a faculdade apresenta na teoria”, ressalta.

O estágio irá desempenhar um papel especial na vida de todos os estudantes, pois essa experiência irá traçar um caminho de grandes e promissoras conquistas, além da realização pessoal e da paixão pela profissão.