Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Como fazer uma pesquisa acadêmica na web

Postado por em 09/05/2017

pesquisa-academica-sucesso

Com a facilidade que a internet trouxe, na hora de pesquisar  sobre qualquer assunto, todos recorrem ao Sr. Google. Lá é possível encontrar informações sobre todos os assuntos mas é preciso ter cuidado na hora de realizar uma pesquisa acadêmica na web.

Claro que antes de recorrer aos livros você vai dar uma olhadinha por lá mas como o buscador nos traz todo o tipo de informação, pode ser que sua pesquisa fique comprometida com informações erradas ou falsas.

Para te ajudar nessa hora separamos algumas dicas que vão te ajudar a arrasar na pesquisa sem ter que ficar horas na biblioteca.

Veja 4 dicas para realizar uma pesquisa acadêmica na web: 

1. Escolha fontes confiáveis

Na hora de realizar uma pesquisa na web  nem sempre o primeiro site que aparece ao realizar uma busca é o mais indicado. Os buscadores mostram primeiro aqueles sites que receberam muitos acessos ou sites que  pagaram por aquela posição.

É importante analisar a credibilidade do site e ver se a fonte é confiável. Procure por revistas e portais com credibilidade, sites do governo e universidades.           

2. Pesquise mais

Ao encontrar o que procura o ideal é fazer sua pesquisa em três sites diferentes. É possível encontrar diferentes versões para o mesmo assunto. Com várias fontes você pode analisar o que se encaixa melhor no seu trabalho.

pesquisa-academica

3. Use buscadores acadêmicos

Além dos buscadores comuns, você pode (e deve!) fazer sua pesquisa em buscadores acadêmicos. O Google tem uma área reservada só para isso essa aqui, onde é possível encontrar apenas livros e artigos científicos.

Existem também buscadores acadêmicos e base de dados abertas ao público e fóruns de discussão sobre vários temas. Os sites das universidades também costumam disponibilizar  uma biblioteca online. Por exemplo, se a sua pesquisa é sobre educação, a Faculdade de Educação da USP tem uma lista de bases dentro desse segmento, com artigos revisados por pares e materiais com mais informações sobre o assunto; se está pesquisando sobre direitos humanos, a Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP tem artigos e periódicos nacionais e estrangeiros.

Sempre vale a pena dar uma olhada! 😉

4. Não se esqueça dos livros

Nós sabemos que na hora de fazer uma pesquisa, usar livros dá um trabalhão! Ainda mais com tantas fontes na internet, não é? Mas eles continuam sendo a fonte mais confiável de consulta. Claro que você pode dar uma olhada na internet, entender mais sobre o assunto, mas nunca deixe um livro de fora. Caso necessário, converse com seu professor e peça que ele te aponte a parte mais relevante do livro para a sua pesquisa dessa maneira fica mais fácil encontrar o que procura e você não perde tempo lendo o livro inteiro.

 

Se você ainda tem dúvida de onde encontrar fontes confiáveis, dá uma olhada nesse post do Canal de Ensino com 100 sites de pesquisa acadêmica para as mais diversas áreas do conhecimento com Portais sobre Linguagem, como escrever artigos acadêmicos, área de ciências, matemática e tecnologia e outros conhecimentos gerais.  Espero que ajude!

Até a próxima!

 Carol Gomes

Publicitária e assessora de marketing da Phormar. Apaixonada pelo meio digital e suas tecnologias, busco sempre novidades e novos desafios!