Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Torne-se um estudante ecologicamente correto

Postado por em 17/07/2013

Phormar Verde

As empresas buscam cada vez mais plantar a semente da consciência ambiental entre seus colaboradores. A Phormar, por exemplo, elaborou a “Phormar Verde”, um projeto de desenvolvimento sustentável e ações em prol do social e do ambiental, a começar pela conscientização dentro da própria empresa.

No mercado de trabalho em geral, isso tem sido cada vez mais valorizado. Mas antes de se tornar um profissional preocupado com o meio ambiente, você pode ser um estudante com atitudes ecologicamente corretas. Como? Incorporando pequenas mudanças no seu dia a dia. Veja:

Evite o uso desnecessário de papel

A escrivaninha de um estudante geralmente é tomada por papéis. Alguns você imprimiu ou tirou cópia para ler só uma vez. Sempre que possível, tente ler livros, apostilas e textos digitalizados. Veja com seu professor a possibilidade de entregar trabalhos por e-mail. Se acumular papel for inevitável, tente dar um destino mais correto após o uso: empreste o material a um calouro ou encaminhe a papelada para a reciclagem.

Recicle

Veja se o seu município, bairro e condomínio dispõem de coleta seletiva. Se sim, separe o lixo orgânico (que pode até servir de adubo natural para plantas) do reciclável, que pode ser recolhido por uma cooperativa de catadores e levado para uma usina.

Veja aqui as rotas de coleta seletiva em Juiz de Fora: http://www.demlurb.pjf.mg.gov.br/.

Se seu bairro ainda não é contemplado, cobre do Poder Público.

Reduza o uso de embalagens

Os recipientes de plástico são um dos principais vilões do meio ambiente. Ao adotar as garrafas de alumínio ou vidro, por exemplo, você terá condições de reutilizá-las por mais tempo. Já a opção por garrafas térmicas evita que você abra e feche a geladeira várias vezes. Além disso, você pode transportar a garrafa para outros locais. Dê preferência para produtos nos quais você pode trocar o refil. Outra dica é utilizar as sacolas retornáveis.

Desligue aparelhos sem uso

Pense quantos aparelhos eletrônicos estão no modo stand by na sua casa. Desligue-os totalmente ou retire-os da tomada. Durante o dia, dê preferência para a iluminação natural. Se for preciso, aproxime sua escrivaninha da janela e aproveite a luz solar. Quando for comprar algum aparelho, observe o “Selo Procel”, de eficiência energética.

A pé, de bicicleta ou de carona

Utilize o carro somente quando necessário. Andar a pé ou de bicicleta ajuda a reduzir o número de carros nas ruas e, logo, diminuir as emissões de CO2, além de ser uma forma saudável de praticar exercício. Se você não abre mão do carro para ir à faculdade, pense em dar carona aos amigos. Se todos eles já têm carro, vocês podem fazer um rodízio: cinco pessoas em um único veículo significam quatro carros a menos no trânsito.

Faça xixi no banho

Pode parecer engraçado, mas a prática de fazer xixi enquanto você toma banho pode economizar até uma descarga por dia, ou seja, de 12 a 15 litros de água. Gastando menos este recurso natural cada vez mais escasso, você ajuda a preservar os rios e suas as nascentes. Saiba mais: http://www.xixinobanho.org.br/