Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Saiba tudo sobre intercâmbio

Postado por em 02/06/2017

intercâmbio

Você já deve ter ouvido falar muito de intercâmbio por aí, mas você sabe realmente o que é e como funciona? Nesse artigo você vai saber tudo sobre o intercâmbio e ainda algumas dicas especiais para escolher o seu. Vem conferir@

Intercâmbio é uma experiência internacional onde você passa um período em outro país.  E qual o objetivo dessa experiência? O objetivo de fazer um intercâmbio pode ser para aprendizado ou aprimoramento de um novo idioma mas também serve para conhecer uma realidade diferente da sua, além de uma cultura nova.

Agora que você já sabe o que é um intercâmbio deve estar se perguntando: Por que devo fazer?

É no intercâmbio que você vai aprimorar os ensinamentos daquele curso de idiomas que você fez ou até mesmo começar um curso do zero. Além disso, um intercâmbio te oferece uma experiência de vida.

É nesse período que você vai sair da sua rotina, conhecer novas culturas e pessoas com histórias variadas. O fato de estar longe da família e dos amigos faz com que você desenvolva uma independência incrível.

Por que aprender uma nova língua?

Aprender um novo idioma fluente te coloca à frente dos seus concorrentes no mercado, independente de qual seja sua área. O mercado de trabalho oferece boas oportunidades para quem domina uma segunda língua e a sua remuneração pode ser até 30% maior.

Não é só no mercado de trabalho que o intercâmbio vai te ajudar! Falando uma língua estrangeira fluente, você pode ter o acesso facilitado para fazer cursos de especializações em faculdades fora do país ou apresentar para o mundo aquela sua pesquisa científica.

Qual a duração de um intercâmbio?

A duração da sua viagem pode variar, principalmente, com o tipo do programa que você vai escolher.  Existem intercâmbios de duas semanas a 12 meses.

Sabendo a média de duração você deve estar curioso para saber qual tipo existe e qual o que você deve escolher, não é?

Existem varias modalidades de programa e elas variam com o tipo de curso, duração e local que você escolher.

Os programas mais procurados são:

Curso de idiomas:

Nessa modalidade a prioridade é o aprendizado ou aprimoramento de um idioma e a duração varia de acordo com sua opção. Existem programas que duram de duas semanas a seis meses e, se você gostar, pode renovar por mais um tempo.

Essa é a melhor opção para quem quer dominar outra língua e incrementar o currículo. Aqui você pode escolher entre aulas intensivas ou semi-intensivas que duram de 4 a 6 horas.

Work&Study:

Nessa modalidade você vai estudar e trabalhar (com remuneração) e a hospedagem é feita em albergues de estudantes. Para isso, é necessário que no seu visto conste as duas modalidades.

Work&Travel:

Esse programa é destinado a universitários, onde estudantes podem trabalhar durante o período de férias. Essa é uma excelente opção para quem busca experiência internacional no mercado de trabalho.

Aqui, existem algumas exigências prévias com relação a sua habilidade com o idioma do local e a hospedagem é por conta da empresa que irá te receber.

Esses são os programas mais comum e você deve escolher o seu  levando em consideração o período em que irá ficar longe da família, dos amigos e do seu país.

Na hora do planejamento, é importante que você  converse com pessoas que já passaram por essa fase para que você esclareça dúvidas de como é a realidade lá fora e como funcionam na prática cada um desses programas.  Se você não conhece alguém que tenha feito intercâmbio ou quer  saber mais, vale a pena recorrer a vídeos no YouTube, lá você vai encontrar diferentes experiências.  Se você não sabe por onde começar, dá uma olhada nesse maravilhoso “Perguntas e Respostas” da Tatah Fávero. Ela fez intercâmbio no Canadá e é apaixonada pelo país.

E o que eu preciso para fazer?

intercâmbio

 

Se depois de ler esse post você já ficou doido para escolher o seu destino, aqui vão algumas dicas:

Fazer um intercâmbio é uma decisão importante e precisa ser tomada com cautela.

Você precisa escolher uma boa agência que te explique detalhadamente cada programa disponível e os diferenciais de cada país. Afinal, cada um tem sua cultura, e ela pode ser bem diferente da nossa.  Além disso, cada país exige uma documentação necessária, alguns exigem o e o passaporte não pode faltar. Também não se esqueça do seguro saúde, é ele quem vai te socorrer caso você precise de médico ou internação.

UFA! São muitos os detalhes, né? E é importante que eles sejam planejados com todo cuidado para nada sair errado. Para isso, não hesite em contar com uma agência de qualidade que te auxilie no processo e dê suporte enquanto você está fora.

É importante ter cada detalhe planejado e um bom suporte da agência que está te levando. Caso tenha dúvida sobre a procedência da agência que você procurou, não perca tempo e pule fora. Se você não conhece nenhuma, procure a CI em Juiz de Fora. A agência fica no Mister Shopping e lá eles fazem um trabalho incrível e não vão te deixar na mão. Boa viagem!

Carol Gomes

Publicitária e assessora de marketing da Phormar. Apaixonada pelo meio digital e suas tecnologias, busco sempre novidades e novos desafios!