Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Abertura de um Fundo de Formatura: como acontece?

Postado por em 22/07/2013

Todo mundo já sabe que o principal objetivo da abertura de um Fundo de Formatura é organizar e controlar a arrecadação do dinheiro para que as comemorações da formatura possam acontecer. Mas como acontece a abertura do Fundo de Formatura? Quais são os principais procedimentos?

O primeiro passo é a elaboração de um Estatuto que é, posteriormente, registrado em cartório. Após este registro, é realizada a retirada de um documento no site da Receita Federal – o qual é assinado pelo Presidente do Fundo de Formatura (lembrando que o Presidente deve ter assinatura registrada em cartório para que sejam feitos reconhecimentos de firma). Com isso, o Fundo de Formatura passa a ser uma Associação com um CNPJ. Este número é levado ao banco para abertura de conta de Pessoa Jurídica, juntamente com os documentos dos integrantes da Comissão (Presidente, Vice-Presidente e 1º Tesoureiro). A conta é assim exclusiva do Fundo de Formatura.

Com a abertura da Pessoa Jurídica e da conta bancária, a Phormar desenvolve as declarações junto à Receita Federal. Resumidamente, são estes os procedimentos realizados em conjunto com a Comissão de Formatura.

No entanto, para que tudo aconteça da melhor forma, é preciso o estabelecimento de regras pelo Fundo de Formatura. Tais regras são determinadas no Estatuto (citado no início desta matéria). Daí a sua enorme importância. Nele, estão inseridas informações como o nome escolhido para o fundo, as pessoas que aderiram a ele, o valor inicial das mensalidades, seu vencimento, como irá acontecer a adesão de novos membros, a saída, além das funções de cada cargo.

Tudo aquilo que for estabelecido para o Fundo de Formatura estará inserido no Estatuto, sendo ele um documento oficial. Por esta razão, todos os membros do fundo devem assiná-lo, concordando com o mesmo.

Caso você ainda tenha dúvidas a respeito de abertura de fundos, entre em contato conosco! Será um prazer recebê-lo.