Pesquisar

Conheça nossos serviços!

Deseja saber mais sobre nossos serviços? Agende uma apresentação agora!

Quero criar um fundo!
Facebook Instagram

Blog

Você sabe o que é trote solidário?

Postado por em 19/03/2014

O trote é um ritual de passagem, que marca a chegada do estudante à vida universitária e o primeiro contato com os colegas de faculdade. Os novos alunos, que são chamados de “calouros” ou então de “bixos”, são recepcionados por seus “veteranos” no dia da matrícula ou nas primeiras aulas. Durante esses dias os estudantes costumam ter as roupas rasgadas e os rostos pintados, além disso os meninos ficam com a cabeça raspada e todos vão para as ruas arrecadar dinheiro.

Entretanto, com o passar do tempo, alguns trotes ficaram violentos e passaram a representar riscos para os alunos que estavam ingressando na vida acadêmica. Para não acabar com a tradição, que simboliza a passagem de uma etapa da vida para outra, as faculdades começaram a propor ações solidárias, como doação de sangue, arrecadação de roupas e donativos, visita a hospitais, entre outras ações de cunho social.
De acordo com pesquisa divulgada pela Empresa Júnior da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 54% das faculdades brasileiras já adotaram ações sociais na recepção de seus calouros e, apenas 4% dos trotes registraram alguma violência. Há várias denominações para essas ações, entre elas “Trote solidário”, “Trote cidadão”, “Trote social” e “Trote ecológico”.
Com um pouco de criatividade, senso crítico e solidariedade, os universitários podem fazer boas ações. É claro que o trote sujo pode continuar, desde que todos concordem e que não haja excessos. Mas por que não fazer também o trote solidário e ajudar a quem precisa?

Esse tipo de iniciativa promove a integração entre “calouros” e “veteranos”. E aí, o que você acha da ideia? Um pequeno gesto pode fazer toda diferença. Fale com sua turma e promova também o “Trote solidário”.